Buscar
  • Dr Caio Amilcar

O que são Pólipos uterinos ?


O pólipo uterino, também conhecido como pólipo endometrial, consiste no crescimento excessivo de células na parede interna do útero, formando bolinhas semelhantes a cistos que se estendem para o interior do útero.

Quais os principais sintomas ?

O principal sintoma de pólipo uterino é o sangramento anormal durante a menstruação, com uma quantidade maior de sangue , contudo podemos ter tambem :Período menstrual irregular;Sangramento vaginal entre cada menstruação;Sangramento vaginal após contato íntimo e Dificuldade para engravidar. Além disso ele pode causar dores tipo colicas e em alguns casos não apresentar sintomas e apenas ser visto nos exames de rotina.

Como fazer o diagnostico ?

O diagnóstico e feito pelo exame de histeroscopia , aonde com uma camêra muito fina e assim, pode-se visualizar diretamente a lesão no interior do útero . Esse exame pode ser feito em consultórios ou em centro cirúrgico com anestesia.

O que causo os pólipos ?

As causas do pólipo uterino ainda não foram esclarecidas. Contudo, as mulheres que possuem mais risco de desenvolver são as obesas, hipertensas ou que tenham casos semelhantes na família.Outra causa possível é a terapia de reposição hormonal também aumenta o risco de desenvolvimento dos pólipos uterinos.

Qual o Tratamento do Polipo uterino ?

O tratamento do pólipo depende de cada caso e uma consulta com um especialista e muito importante , na grande maioria dos casos e retirada por histeroscopica cirúrgica e feita de forma pouco invasiva e com ótimos resultados.


271 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo