Buscar
  • Dr Caio Amilcar

Miomas nas pacientes com infertilidade, qual a conduta atual?


Os miomas são tumores das células musculares é são os tumores ginecológicos mais comuns nas mulheres em idade reprodutiva. São geralmente encontrados em casais que estão em investigação de infertilidade. São relacionados a hormônios sendo a sua relação com estrogênio muito importante. Eles são classificados quanto a localização no útero, podendo ser subseroso (na parte externa do útero) intramural (na parede muscular do útero) ou submucos (na parte interna do útero).

O diagnostico pode ser feito pelo exame físico e métodos de imagem. A ultrassonografia e um método adequado, seguro e de baixo custo, podendo evidenciar miomas de ate 4-5mm de diâmetro. Contudo em casos de muitos miomas e profissionais pouco experientes esse exame pode apresentar limitações diagnosticas. A ressonância nuclear magnética e o método de diagnostico com maior sensibilidade 100% e com especificidade de 91%.


A relação dos miomas e a infertilidade e muito controversa. A incidência de miomas em mulheres com infertilidade esta em torno de 5% a 10%, contudo em uma nova pesquisa que exclui outras causas de infertilidade, relata que apenas 1% dessas mulheres evidenciaram miomas. Varias hipóteses foram formuladas para relacionar os miomas e a infertilidade. O fluxo sanguíneo alterado em locais com miomas além de processo inflamatório causado pelo mesmo, podem estar relacionados as falhas de implantações de embriões. Além disso o tumor pode alterar os padrões de contrações do musculo uterino (miométrio) tornando a movimentação espermática e do ovulo assim como a migração do embrião deficientes.

Entre 2001 e 2010 6 revisões sistemáticas investigando a relação dos miomas e da infertilidade foram realizadas. A conclusão em todas essas revisões, foi uma redução da fertilidade de mulheres com miomas. Os miomas subserosos parecem não ter influencia nas taxas de gravidez, todos os estudos concordam com esse achado. O mioma intramural ainda é um tema controverso, vários trabalhos demostraram que esse tipo de tumor pode ter relação com a infertilidade, contudo devido a variedade de tamanho e quantidade de miomas encontrados podem fazer com que esses trabalhos tenham erros estatísticos. O mioma submucoso e o tipo de lesão que existe maior relação com a infertilidade. Dessa forma cada paciente deve ser individualizada quando portadora de miomas intramural para seu tratamento é todos os miomas submucosos devem ser abordados por umas das técnicas de tratamento disponíveis que será discutido em outro post em breve

Fonte: J Obst Gynaecol Can 2016;37(3)277-285


99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo