Buscar
  • Dra Clara Capella

O que é a infecção por Clamídia?


A Chlamydia trachomatis é uma bactéria gram negativa que necessita da célula hospedeira para a sua nutrição e reprodução . Faz parte do grupo das DSTs, sendo que essa infecção atinge principalmente jovens sexualmente ativos entre 15 e 24 anos que não utilizam regularmente preservativos. É uma das principais infecções relatadas nos EUA, com mais de 1,5 milhão de casos em 2015

Quais os principais sintomas?



A infecção pode causar cervicite (colo do útero friável, que sangra facilmente), secreção purulenta na vagina ou uretra, além de dor ao urinar. Algumas vezes acarreta a doença inflamatória pélvica, que é a ascensão da infecção para o trato genital superior como útero, trompas e ovários, causando dor pélvica importante.



1 a cada 4 mulheres com infecção por clamídia serão assintomáticas, podendo inclusive apresentar endometrite ou salpingite subclínicas que se não tratadas poderão trazer sequelas reprodutivas como infertilidade por fator tubário e gestação ectópica.

Como evitar ou diagnosticar precocemente a infecção?



Utilize regularmente preservativos, fique atenta aos principais sintomas e visite seu ginecologista regularmente. Diante de uma suspeita clínica testes diagnósticos serão solicitados.


138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo