Buscar
  • Dr Caio Amilcar

Endometrioma e Fertilização in Vitro


Hoje vamos falar sobre a relação do endometrioma e os resultados da fertilização in vitro, muitos estudos sobre o assunto já foram feitos e não existe um consenso sobre o tema.

As principais questões envolvem a relação que o endometrioma pode causar nas taxas dos tratamentos para engravidar, além disso se o seu tratamento pode aumentar esses resultados. Os endometriomas podem ser tratados através de medicamentos ou cirurgia. Os medicamentos usados para tratar o endometrioma são: Danazol , Mifepristone , anticontraceptivos orais e análogos do GnRH, contudo os estudos demostraram que o uso dessas medicações podem não melhorar os endometriomas em ate 51% dos casos, e ainda não tiveram melhora nos tratamentos para engravidar.


Os tratamentos cirúrgicos são realizados por laparoscopia, varias técnicas já foram descritas para o endometrioma. Contudo o tratamento cirúrgico leva ao risco de uma diminuição das respostas ovarianas nos tratamentos de fertilização in vitro, que pode ocorrer por lesões causadas no ovário submetido a cirurgia e assim piores taxas de sucesso.


Uma meta-análise de 2015, revisou vários trabalhos que abortaram esse tema. Foram usados 33 estudos para a revisão. Os principais parâmetros avaliados foram: Taxa de Nascidos Vivos, Taxa de gestação clinica, número de óvulos aspirados por ciclo, taxa de implantação.


O artigo comparou vários grupos de pacientes:

- Pacientes com endometrioma submetidos a fertilização in vitro sem nenhuma intervenção X Pacientes sem nenhum tipo de endometriose submetidos a fertilização in vitro

- Pacientes com endometrioma operados por laparoscopia submetidos a fertilização in vitro X Pacientes com endometrioma não operados submetidos a fertilização in vitro

- Pacientes com endometrioma operado por laparoscopia com técnica de cistectomia X Pacientes submetidos a aspiração do endometrioma por ultrassonografia.


Os Autores concluíram que não houve diferenças estatísticas para os parâmetros avaliados entre os grupos. Dessa forma o endometrioma não deve ser abordado e parece não influenciar nos resultados da fertilização in vitro, contudo mais estudos devem ser realizados para uma melhor definição desses casos.


243 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo