Buscar
  • Dra Fernanda Mauro

Polêmica do mês: Os anticoncepcionais hormonais podem mesmo aumentar o risco do câncer de mama?


Esse mês, o NEJM (New England Journal of Medice) publicou um artigo, apresentando um estudo que mostra o aumento do risco de câncer de mama em usuárias de Anticoncepcional hormonal.


Entendendo melhor o estudo em questão: é um estudo dinamarquês, prospectivo, isto é, acompanha as pacientes ao longo do tempo, que selecionou mulheres de 15-49 anos, de 1995 até 2012, comparando pacientes que utilizavam Anticoncepcional hormonal (incluindo anticoncepcionais orais combinados de diversas fórmulas, anel vaginal, DIU Mirena e adesivo) com pacientes não usuárias.

Após essa pesquisa realizada, concluíram que ocorreu um aumento de 20% de câncer de mama nas usuárias de hormônio (ou uso recente) quando comparado as que nunca haviam utilizado o anticoncepcional. Além disso, observou-se que o risco aumenta proporcionalmente ao tempo de uso.


Interpretando esse estudo:


O risco relativo de câncer de mama em pacientes usuárias de anticoncepcional hormonal já é bem estabelecido, ficando em torno de 1,20. Isso representa um risco absoluto BAIXO de um caso novo de câncer em 7690 mulheres por ano.


Analisando detalhadamente o estudo, percebe-se que a maior parte dos casos apresentados foi em pacientes acima de 40 anos e que estavam em uso de anticoncepcional hormonal. O risco absoluto da população geral foi de 13/100000 mulheres, sendo apenas 2/100000 abaixo de 35 anos (população que mais utiliza o método e que tem menor incidência do tumor).


Vale ressaltar que o câncer de mama é multifatorial: idade, história reprodutiva, tabagismo, ingestão de bebida alcoólica, além de fatores genéticos estão relacionados o risco de aparecimento do câncer.


A avaliação entre Benefício e Risco do uso, principalmente em pacientes na perimenopausa, deve ser analisada com seu ginecologista. A regularização menstrual, prevenção da gestação, melhora das cólicas menstruais, redução substancial do risco de câncer de ovário e endométrio são exemplos de benefícios que devem ser considerados.


Logo, antes de considerar o anticoncepcional hormonal um vilão e suspender o seu método, converse com um especialista para entender melhor.


304 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo