Buscar
  • Dr Diogo Rosa

Menopausa. O que é ? Como tratar os principais sintomas?


O que é a menopausa ?


Menopausa é o momento da vida da mulher em que ela para de ter ciclos menstruais . Neste momento, os seus ovários param de ovular e de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. A menopausa geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos , sendo a média de 51 anos.


Como eu sei se estou entrando na menopausa?


​A maioria das mulheres se interessam sobre a menopausa quando os seus ciclos menstruais começam a mudar. Se você estiver entrando na menopausa, provavelmente você deverá:


• Apresentar ciclos mais ou menos frequentes que o usual (por exemplo, a cada 5 ou 6 semanas, ao invés de 4)

• Ter episódios de sangramento que duram menos dias que antes

• Não sangrar por um ou mais ciclos

• Ter sintomas de menopausa, como fogachos (calores) ou depressão

Se o seu útero foi retirado, mas você ainda tem os seus ovários, você pode sentir os sintomas quando estiver entrando na menopausa. Se os seus ovários foram retirados antes da idade usual da menopausa, você teve o que os médicos chamam de “menopausa cirúrgica”. Isso apenas significa que você entrou nela antecipadamente, porque os seus ovários foram retirados.


Quais são os sintomas da menopausa?


​Algumas mulheres entram na menopausa sem sintomas, porém a maioria tem 1 ou mais destes:


• Fogachos: Fogachos são como ondas de calor que começam no seu peito e então se espalham pelo corpo todo. Os fogachos geralmente iniciam antes de você parar de menstruar.

• Calores/Sudorese noturna: Quando os fogachos ocorrem durante o sono, eles são chamados de sudorese noturna. Eles podem fazer com que seja difícil de ter uma boa noite de sono.

• Problemas para dormir: Durante o climatério (período que precede a menopausa), algumas mulheres têm problemas para pegar no sono ou se manterem dormindo com uma boa qualidade. Isto pode acontecer mesmo na ausência dos calores/sudorese noturna.

• Secura/ ressecamento vaginal: A falta de hormônios na menopausa pode deixar a vagina e os tecidos em volta com uma consistência fina e ressecada . Isso pode ser desconfortável e causar dor na relação sexual.



• Depressão: Durante a transição para a menopausa ,muitas mulheres começam a ter sintomas de depressão ou ansiedade. Isso é especialmente válido para as mulheres que já eram depressivas anteriormente. Os sintomas da depressão incluem :

-Tristeza


- Perda de interesse em realizar atividades


- Dormir muito ou muito pouco


• Dificuldade de concentração ou de se lembrar de pequenas coisas: Pode ser causado pela perda de sono, ou pelos baixos níveis de estrogênio. Alguns especialistas acreditam que o estrogênio é importante para o bom funcionamento do cérebro.


Quando devo procurar um médico?


Quando os sintomas relacionados à menopausa atrapalharem sua qualidade de vida. Como por exemplo, se não conseguir dormir devido aos suores noturnos, se estiver difícil de trabalhar por conta dos fogachos, ou se você estiver se sentindo triste e se não se sentir mais animada em fazer suas atividades cotidianas.


Também deve procurar um médico se você:


• Tiver ciclos mais frequentes que a cada 3 semanas

• Tiver sangramento intenso durante o seu ciclo

• Tiver escape entre os seus ciclos

• Tiver entrado na menopausa ( mais de 12 meses sem uma menstruação) e voltar a sangra, mesmo que seja apenas um sangramento de escape .


A menopausa trás consigo múltiplos sintomas, sempre procure um médico caso tenha dúvidas ou inseguranças.

Existe algum teste para a menopausa?


​Existe um teste que pode indicar se a pessoa está na menopausa . Mas os médicos geralmente usam o teste apenas nas mulheres muito jovens para entrarem na menopausa ou em circunstâncias especiais.


Ainda posso ficar grávida?


​Enquanto você ainda menstruar, mesmo que a sua menstruação não seja regular, você pode ficar grávida. Se você pratica sexo e não quer ficar grávida , use algum método contraceptivo. Se não menstruar por um período maior que um ano inteiro, provavelmente é seguro dizer que você está na menopausa e não pode mais ficar gravida.


Como tratar os sintomas da menopausa?


Os tratamentos incluem:


• Hormônios (estrogênio)- O estrogênio é o tratamento mais efetivo para a os sintomas da menopausa. Mulheres que não tem mais o útero podem tomar o estrogênio isoladamente. Mulheres com útero devem tomar estrogênio associado a outro hormônio, chamado progesterona. Especialistas acreditam que esses hormônios são eficazes e seguros para a maioria das mulheres entre 40-50 anos com sintomas da menopausa. Se você deseja fazer reposição hormonal, pergunte ao seu médico a sua opinião. Você não deve tomar hormônios se teve câncer de mama, ataque cardíaco, acidente vascular, ou episódio de trombose.

Mulheres com ressecamento vaginal sem outros sintomas de menopausa, podem tentar o estrogênio vaginal. Estrogênio vaginal é qualquer forma de estrogênio que é aplicado diretamente na vagina .Existem apresentações em cremes, óvulos e anéis vaginais. Os estrogênios vaginais geralmente contêm pequenas doses e comumente não aumentam muito os níveis de estrogênio em outras partes do corpo.


• Antidepressivos- Alguns tipos de antidepressivos podem melhorar os fogachos e a depressão. Mesmo as mulheres que não tenham depressão podem utilizá-los para amenizar os fogachos.


• Anticonvulsivantes- Um dos medicamentos utilizados para prevenir convulsões parece ajudar algumas mulheres com fogachos – mesmo que elas não convulsionem


• Ospemifeno – Este medicamento é similar ao estrogênio, mas não é um estrogênio. Ele ajuda a aliviar o ressecamento vaginal causado pela menopausa, mas também pode causar fogachos. É para as mulheres que têm problemas para utilizar o estrogênio vaginal ou preferem não utilizar medicamentos por via vaginal.


Posso fazer alguma coisa para melhorar os sintomas da menopausa?


​Sim. Existem alguns passos que você pode seguir (Vide a tabela abaixo) . Sempre pergunte ao seu médico se você pode tomar qualquer “remédio natural”. Alguns remédios naturais podem não ser seguros , especialmente para mulheres que têm histórico de câncer de mama.


SINTOMA


• Fogachos e sudorese noturna

Medidas:


-Vista-se em camadas , assim você pode tirar roupas quando sentir calor


-Mantenha o termostato baixo e evite bebidas quentes ,como café ou chá


-Coloque uma toalha úmida e fria envolta do pescoço durante os fogachos


-Evite fumar, se for fumante (fumar torna os fogachos piores)


• Ressecamento vaginal

Medidas:


-Use lubrificantes antes do da relação sexual


-Use hidratantes vaginais


• Problemas para dormir

Medidas :


- Vá para a cama e levante sempre no mesmo horário todos os dias , mesmo quando você não dormir bem (tirar cochilos podem tornar o problema ainda pior)


-evite cafeína à tarde e não beba muito álcool


• Depressão:

Medidas:


- Tente se manter ativa . Exercícios ajudam a evitar a depressão.


- Procure apoio social de mulheres como você




O que posso fazer para proteger meus ossos?


Você pode:


- Tomar cálcio e suplementos de vitamina D


-Ser ativa ( exercício ajuda a manter os ossos fortes)


-Pergunte ao seu médico quando fazer testes para avaliar a densidade óssea.


Se houver indicação , seu médico deve prescrever medicamentos para ajudar a manter os seu ossos fortes.


Antes de usar qualquer medicação, e tendo qualquer dúvida procure seu Ginecologista!


*Esse texto é uma tradução com adaptação de uma orientação para pacientes de um site médico chamado UptoDate.

#menoupausa #climatério #fogachos #ressecamentovaginal #ICGO #TRH #reposiçãohormonal #ginecologia #terapiadereposiçãohormonal

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo